Monday, January 23, 2006

Programa da Disciplina

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO FILOSÓFICO
HUM 10502 - INTRODUÇÃO À FILOSOFIA A – 2005/1

TÍTULO:
A relação sujeito-objeto da modernidade até nossos dias

OBJETIVO:
Fornecer uma visão geral, em perspectiva histórica, de variados modelos metafísicos paradigmáticos propostos para explicar a relação cognitiva desde o início da modernidade até nossos dias, indicando suas principais motivações, bem como as conseqüências da adoção desses modelos no desenvolvimento mais amplo das posições filosóficas dos autores estudados.

PARTE I: MODERNIDADE
O surgimento da filosofia moderna como resposta aos problemas teóricos impostos pela nova ciência. Análise de respostas metafísicas paradigmáticas e alternativas defendidas por autores desse período, registrando o grau progressivo de auto-consciência filosófica acompanhando a construção dos diferentes sistemas, indo desde o racionalismo e o fundacionalismo de René Descartes, passando pelo empirismo britânico em suas várias formas – o realismo científico de John Locke, o idealismo e o imaterialismo de George Berkeley, o naturalismo e o ceticismo de David Hume – tratando, por fim, do idealismo transcendental de Immanuel Kant e sua proposta de uma “revolução copernicana” no método da metafísica.

PARTE II: CONTEMPORANEIDADE
A “virada lingüística” e o surgimento da filosofia analítica. Análise das diferentes teorias do significado lingüístico propostas pelos autores desse período, bem como da epistemologia por trás de cada uma delas, indo desde a retomada e síntese do fundacionalismo cartesiano com elementos do empirismo britânico, gerando a adoção da chamada teoria dos `sense-data' em autores como Bertrand Russell e A. J. Ayer, passando pelo Tractatus Logico-Philosophicus de Ludwig Wittgenstein e sua influência no surgimento do positivismo lógico e do verificacionismo, pela “metafísica descritiva” de Peter Strawson e sua teoria causal da percepção, chegando, por fim, às alternativas convencionalistas, comunitaristas e externalistas de autores tais como o segundo Wittgenstein, Saul Kripke, Hilary Putnam, Tyler Burge e Donald Davidson.