Thursday, June 21, 2007

Data da próxima avaliação, e link para um texto sobre o ceticismo humeano

Prezados alunos,

Na aula de terça-feira (19/06) ficou combinado que a data de entrega das questões para a próxima avaliação será na terça da semana que vem (26/06). A avaliação se dará nos mesmos moldes da anterior, sendo que vocês terão uma semana para responder as questões e entregar, em mãos ou via email. Maiores detalhes serão dados oportunamente.

Aproveito para passar a indicação do texto de Sara Bizarro, "O que significa ser um céptico?". Como disse na aula passada, haverá pelo menos uma questão cuja resposta dependerá da leitura desse texto. Estarei deixando uma cópia impressa do mesmo na pasta hoje. O link para o texto online é o seguinte:

http://www.cfh.ufsc.br/~wfil/cetico.htm

Extrato do início do texto:


David Hume é tradicionalmente classificado como uma filósofo céptico e até mesmo irracionalista. Mas, o que significa ser um céptico? Neste ensaio vou tentar clarificar em que sentido é que Hume pode ser considerado um céptico e que tipo de cepticismo lhe pode ser coerentemente atribuído.

O ensaio está dividido em três partes. Na primeira parte começarei por caracterizar o cepticismo radical, que é a versão tradicional do cepticismo. Defenderei que este tipo de cepticismo, sendo auto-refutante e abstracto, não podia ser o defendido por Hume. Caracterizarei em seguida o cepticismo epistemológico, diferente do cepticismo radical (uma espécie de falibilismo). Defenderei que Hume é partidário de um cepticismo epistemológico moderado.

Na segunda parte tentarei caracterizar aquilo que se costuma chamar "o lado construtivo da filosofia de Hume". Perante o dilema (ou pseudo-dilema) céptico, ou seja, perante a não fundamentação dedutiva do nosso conhecimento comum, Hume propõe o hábito como sendo simultaneamente a origem e a explicação das crenças humanas básicas. Esta solução, também chamada de "solução céptica", pode ser utilizada por quem queira defender a interpretação irracionalista da filosofia de Hume. No entanto, esta defesa só poderá ser considerada se o hábito for tomado como um propensão subjectiva mais ou menos irregular, o que não é o caso na filosofia de Hume. Para sublinhar o carácter não subjectivo e universal do hábito apresentarei a definição que Hume dá do hábito como instinto e introduzirei a ideia de "sabedoria da natureza" como estando na origem dessa propensão universal.

Na terceira parte, tentarei mostrar como a ideia de um Hume céptico é incompatível com a ideia de um Hume anti-metafísico (má metafísica); como o temperamento científico de Hume dá indicação de que ele não é um céptico no sentido forte; e como o cepticismo não é um resultado da filosofia de Hume mas apenas um instrumento ao serviço tanto da vida comum como das novas ciências da natureza. Para mostrar isto será também necessário clarificar o conceito(s) de razão implícitos nesta discussão e descartar definitivamente a hipótese irracionalista.

--
Um abraço,

Jonadas

Thursday, June 14, 2007

Notas da avaliação sobre Descartes, e informações sobre a recuperação

Prezados alunos,

Lembro a todos que enviei para o grupo uma tabela com as notas da avaliação sobre Descartes, a qual foi entregue hoje (14/06), corrigida e comentada, para todos que estavam presentes na aula. Lembro também que foi dada uma oportunidade a todos os que tiraram notas menores que 5,0 para recuperar parcialmente a nota dessa avaliação. As regras para essa recuperação são as seguintes:
  1. (repetindo) poderão recuperar parcialmente a nota apenas os alunos que tiraram notas menores ou iguais a 5,0;
  2. essa recuperação poderá ser feita em grupo ou individualmente, cabendo a vocês a decisão por manter a formação original dos grupos ou modificá-la;
  3. os alunos que optarem pela recuperação deverão responder um número máximo de 3 questões, que devem ser escolhidas dentre aquelas que não foram respondidas na avaliação original;
  4. a avaliação original (ou uma cópia da mesma) deverá ser entregue juntamente com as respostas da recuperação;
  5. o peso máximo de cada questão será 1,0 ponto (e não 2,0 pontos, que era o peso original --- isso implica que será possível recuperar até 3,0 pontos no total);
  6. o prazo de entrega dessas questões será terça-feira, dia 19, até as 18h, em mãos (na sala de aula) ou via email para o grupo; esse prazo é absolutamente improrrogável, pois o aviso foi dado com antecedência por todos os meios possíveis.
  7. na resolução das questões vocês deverão atentar às instruções constantes na prova original;

--
Um abraço,

Jonadas

Tuesday, June 05, 2007

Introdução do Tratado de Hume online (em inglês)

O texto que lemos na última aula é a Introdução do Tratado da Natureza Humana. O livro original em inglês se encontra facilmente na internet, e a Introdução pode ser lida por exemplo aqui: http://www.class.uidaho.edu/mickelsen/texts/Hume%20Treatise/hume%20treatise1.htm#INTRODUCTION

Cordialmente,

Jônadas