Wednesday, May 03, 2006

Temas centrais da filosofia de Hume

  1. O projeto filosófico de Hume, apresentado na Introdução do Tratado e na primeira seção da Investigação – a aplicação do "método experimental de raciocinar em assuntos morais" a partir do qual pretende estabelecer "uma ciência da natureza humana"; a idéia de uma "geografia moral" e da busca dos princípios fundamentais do entendimento humano.
  2. O empirismo de Hume, expresso por meio da distinção entre impressões e idéias, do uso dos critérios da força e da vivacidade, e do princípio da cópia. O teste de significado de proposições derivado da aplicação deste último princípio. Os princípios de associação de idéias.
  3. A fase negativa ou cética da filosofia humeana: a distinção entre relações de idéias e questões de fato, e sua aplicação na apresentação dos "argumentos céticos" na seção IV; 
  4. A fase positiva ou naturalista dessa filosofia – o costume ou hábito como princípio alternativo em relação à razão para justificar as inferências causais, sobre questões de fato não presentes aos sentidos.
  5. As diferentes espécies de ceticismo apresentadas ao final da Investigação
  6. A natureza metodológica desse ceticismo humeano.

--
Um abraço,

Jonadas

No comments: