Tuesday, March 27, 2007

Adiamento da avaliação de Lógica

Prezados alunos,



Para os ausentes na aula de hoje, informo que a avaliação de Lógica foi transferida para terça-feira da semana que vem (03/03). Hoje a aula foi dedicada à resolução de exercícios, e na próxima quinta corrigiremos os mesmos.



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Um abraço,



Jonadas



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Friday, March 16, 2007

Estratégias gerais para padronizar argumentos

Segue a tradução do Lucas Barbosa Becker das 10 regras para padronização de argumentos, extraídas de GOVIER, Trudy. A Practical Study of Argument (Wadsworth, 1991, pp. 34-35):
  1. Confirme que a passagem com a qual você está lidando contém realmente um argumento. Será um argumento se, e somente se, o autor está tentando sustentar uma posição com afirmações em defesa dela.
  2. Identifique a conclusão principal ou conclusões. Palavras indicadoras podem ajudar. Muitas vezes o contexto é muito útil, particularmente quando uma pessoa discute contra outra. Nesse caso, tipicamente, a conclusão de uma pessoa será a negação da posição da outra.
  3. Identifique aquelas frases que servem de sustentação para a conclusão principal. É de grande ajuda, nesse estágio, olhar as frases e perguntar a si mesmo quais poderiam plausivelmente dar suporte, ou que sejam capazes de dar sustentação à conclusão que você identificou.
  4. Omita qualquer material que serve apenas para informação secundária -- por exemplo: notas introdutórias ou editoriais.
  5. Omita qualquer material que você já tenha incluído. Essa instrução se aplica quando a mesma premissa ou conclusão é expressa diversas vezes, com palavras levemente diferentes. Se isso acontecer quando essa mudança de palavras indica primeiro uma premissa e depois uma conclusão, coloque as duas proposições na sua forma padrão (como veremos mais adiante, essa situação significa que há uma séria falha no argumento). De outra forma, não repita a proposição.
  6. Omita expressões pessoais como "eu pensei por muito tempo", "na minha humilde opinião" e assim por diante. Isso não faz parte do conteúdo do argumento, mas são indicadores estilísticos da direção do autor.
  7. Numere cada premissa e conclusão, e escreva o argumento na forma padrão com as premissas acima da conclusão.
  8. Confira se cada premissa e conclusão possui uma proposição independente. Isso significa que premissas e conclusões não devem incluir pronomes como "ele", "meu" e "isso". Apesar disso, os substantivos apropriados devem ser usados. As premissas e conclusões devem estar em forma de afirmações, não de questões, comandos ou exclamações.
  9. Confira se nenhuma premissa ou conclusão expressa ela mesma um argumento inteiro. Por exemplo, se uma premissa diz "John mentiu antes, então ele não é confiável", você precisa separar essa premissa em (1) John mentiu antes e (2) John não é confiável. Na estrutura, (1) dá sustentação para (2) em um subargumento. O subargumento não é mostrado quando você escreve "John mentiu antes, então ele não é confiável" como uma única premissa.
  10. Confira sua versão padronizada com a original e veja se você deixou alguma coisa essencial ou se incluiu algo que não deveria ter sido incluído.

Thursday, March 15, 2007

Cronograma de atividades para as próximas semanas

  • Ter 13/03: Exposição: Lógica e Argumentação (Exercícios)
  • Qui 15/03: Exposição: Validade, Verdade, Solidez (Exercícios)
  • Ter 20/03: Correção dos Exercícios 13/03 e 15/03
  • Qui 22/03: Exposição: Validade e Método dos Contra-Exemplos (Exercícios)
  • Ter 27/03: Revisão e Correção dos Exercícios 22/03
  • Qui 29/03: Avaliação 1
  • A partir de 03/04: Falácias

Leituras Essenciais:
  • Aula 13/03: “Lógica e Argumentação” [Folhetos na pasta e via email]
  • WALTON, Douglas N. Lógica Informal (Cap. 1 e 5) [Na pasta]
  • RUAS, Paulo. “Conceitos Básicos de Lógica” (Esp. Seções 1-5). [Na pasta e online]
  • “As Ferramentas do Ofício”. In: CORNAM, LEHRER, PAPPAS, Philosophical Problems and Arguments, Hackett, Indianopolis, 1992, pp. 7-37. (Excerto da trad. de Álvaro Nunes) [Na pasta e online]

Friday, March 09, 2007

Folhetos da aula passada (08/03), e textos para a próxima aula (13/03)

Caros alunos,

Preparei folhetos com o conteúdo da aula passada, exceto a apresentação do texto do Blackburn. Espero que seja útil. Estou enviando os mesmos via grupo do google, num arquivo formato pdf.

Aproveito para informar que deixei dois capítulos do livro: WALTON, Douglas N. Lógica Informal (São Paulo: Martins Fontes, 2006) na nossa pasta. Esses capítulos são uma boa introdução a vários temas que serão abordados nas próximas aulas -- mas saliento que as aulas não serão baseadas exclusivamente nesse texto. Dentre os artigos online que indiquei na bibliografia, os que serão mais úteis inicialmente são os seguintes (em ordem de prioridade):

RUAS, Paulo. “Conceitos Básicos de Lógica”.
ANÍBAL, António. “Algumas Noções de Lógica”.
_____. Conceitos, “Juízos e Raciocínios”.
GROARKE, Leo. “Lógica Informal”.

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Cordialmente,

Jônadas

Tuesday, March 06, 2007

Textos na Pasta da Disciplina, 06/03

Caros alunos,

Devido ao movimento muito intenso no xerox da Clê deixei apenas os três textos mais importantes para a próxima aula na pasta (que deverá ser a de número 130, mas confiram isso). São eles:

Blackburn, Simon. Pense! Uma Introdução à Filosofia (Introdução)
Nagel, Thomas. Uma Breve Introdução à Filosofia (Introdução)
STRAWSON, P. F. Análise e Metafísica: Uma Introdução à Filosofia (Cap. 1 e 2)

Quinta-feira deixo os capítulos do livro do Walton sobre lógica.

Abraço a todos,

Jônadas

Instruções para entrar no grupo de discussão do Google

Prezados alunos,

Aos interessados em entrar no Grupo de Discussão do Google que criei para nossa disciplina, aí vai o link:

http://groups.google.com/group/pensamentofilosofico

Basta entrar, clicar em "Participar do Grupo", e se inscrever normalmente. Vocês poderão optar por receber todas as mensagens e anexos diretamente em suas contas normais de email, ou deixar para lê-las diretamente no site.

Depois de inscritos, basta enviar email para o seguinte endereço, e todos os membros receberão a mensagem: pensamentofilosofico@googlegroups.com

Abraço a todos.

Jônadas

Monday, March 05, 2007

BIBLIOGRAFIA BÁSICA PARA A PRIMEIRA PARTE DO CURSO

INTRODUÇÃO AO PENSAMENTO FILOSÓFICO A – 2007/1

LIVROS INTRODUTÓRIOS DE FILOSOFIA

Blackburn, Simon. Pense! Uma Introdução à Filosofia (Lisboa: Gradiva, 2001)
______. Dicionário Oxford de Filosofia (Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1997)
HACKING, Ian. Por que a linguagem interessa à filosofia? (São Paulo: Unesp, 1997)
MARCONDES, Danilo. Textos Básicos de Filosofia: Dos Pré-Socráticos a Wittgenstein (Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999)
Nagel, Thomas. Uma Breve Introdução à Filosofia (São Paulo: Martins Fontes, 2001)
STRAWSON, P. F. Análise e Metafísica: Uma Introdução à Filosofia (São Paulo: Discurso Editorial, 2002)

LIVROS INTRODUTÓRIOS DE LÓGICA

GOVIER, Trudy. A Practical Study of Argument (Wadsworth, 1997)
MATES, Benson. Lógica Elementar. (São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1968)
MORTARI, Cezar. Introdução à Lógica (São Paulo: Unesp, 2001)
NOLT, John e ROHATYN, Dennis. Lógica. (São Paulo: Makron Books, 1991).
SMULLYAN, Raymond. Alice no País dos Enigmas (Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000)
WALTON, Douglas N. Lógica Informal (São Paulo: Martins Fontes, 2006)

TEXTOS INTRODUTÓRIOS DE LÓGICA ONLINE

ANÍBAL, António. “Algumas Noções de Lógica”. Crítica: Revista de Filosofia e Ensino [online]. 2004.
DOWNES, Stephen. “Guia das Falácias”. Crítica: Revista de Filosofia e Ensino [online].
FARIAS, Rodrigo. Falácias e Erros de Raciocínio [online]. 2002
GROARKE, Leo. “Lógica Informal”. Crítica: Revista de Filosofia e Ensino [online]. 2004
RUAS, Paulo. “Conceitos Básicos de Lógica”. Crítica: Revista de Filosofia e Ensino [online]. 2004
_____. Conceitos, “Juízos e Raciocínios”. Crítica: Revista de Filosofia e Ensino [online]. 2004
SULMAN, M. “O Amor é uma Falácia”. [online]. 1973