Tuesday, April 25, 2006

Textos sobre Hume em Inglês

Para os que lêem em inglês, os seguintes textos sobre Hume podem ser úteis:

Abstract of A Treatise of Human Nature, by David Hume

Verbete David Hume (Stanford Encyclopedia of Philosophy -- especialmente seções 2-5)

Verbete David Hume (1711-1776): Metaphysics and Epistemology (The Internet Encyclopedia of Philosophy)

Traduções são bem-vindas. Em português, além do texto sobre o ceticismo humeano, que é muito bom, vale a dica que já dei num post anterior, o capítulo O EMPIRISMO BRITÂNICO de Uma história da filosofia ocidental , (D. W. Hamlyn, Jorge Zahar Editor, Tradução de Ruy Jungmann).

--
Um abraço,

Jonadas

4 comments:

Anonymous said...

Olá professor!
O primeiro link, "Abstract of A Treatise of Human Nature" não está funcionando.

Ah, também me ofereço para traduzir para quem se interessar o terceiro link, "Verbete David Hume (1711-1776): Metaphysics and Epistemology (The Internet Encyclopedia of Philosophy)".

Só não traduzo o link da Stanford Encyclopedia of Philosophy pois é muito longo e eu curso duas faculdades, logo, não tenho tempo disponível! :)

Jônadas said...

Olá Soraya. obrigado pela dica, arrumei o link, acho que agora está ok. Sobre a tradução, seria ótimo se pudesses fazer isso a tempo de o pessoal ler antes da prova, tens alguma previsão? Estás inscrita no grupo de emails? Se estiveres responda por lá. Abraço!

Anonymous said...

Acho que não cheguei a entrar no grupo de emails. Como faço para entrar?

Quando é a prova? Pretendia ter tudo traduzido até sexta, mas se a prova for quinta, eu posso dar uma apressada! =D

Jônadas said...

Postei as instruções para entrar no brupo aqui http://pensamentofilosofico.blogspot.com/2006/03/instrues-para-entrar-no-grupo.html
A prova deve ser na quinta-feira da semana que vem, dia 04 de Maio.