Monday, August 21, 2006

Informações sobre as apresentações dos grupos

Olá novamente,

Antes de mais nada, gostaria de pedir ao grupo formado por: Anelise Daniela Matos, Carlos Eduardo, Caren e Laura que digam qual foi o número sorteado por vocês. Aos demais grupos, peço que enviem o quanto antes a relação dos componentes para que eu possa montar uma tabela e publicar no blog, para facilitar quando quisermos lembrar das datas, temas e textos a serem tratados.

Na próxima aula teremos um debate entre os grupos 1 e 2, que terá por base o texto "Sobre o Suposto Direito de Mentir por Amor à Humanidade", de Immanuel Kant (já na pasta). Como preparação para esse debate, sugiro que os grupos sigam as seguintes instruções:

Grupo (1):

a. Identifique e apresente claramente a tese central de Benjamin Constant, citada por Kant.
b. Identifique, organize, complete e exponha os argumentos de Constant.

Grupo (2):

a. Identifique a tese central de Kant.
b. Identifique, organize e exponha os seus argumentos

Nesse debate serão avaliadas, primeiramente, as capacidade de compreensão e de reconstrução dos argumentos, e, segundamente, a capacidade de reflexão pessoal. Lembrem-se de apresentar as teses e argumentos analisados de maneira clara e segundo uma ordem lógica -- o que implica indicar quais são as principais premissas empregadas pelos respectivos autores, quais são as razões que eles apresentam para fundamentá-las, bem como quais são -- se é que há -- os fatos ou as hipóteses auxiliares. Caso essas razões não sejam apresentadas explicitamente no texto, diga que razões poderiam ser fornecidas em suporte às teses abordadas. Por fim, expresse sua própria opinião fundamentada sobre o assunto -- que pode ou não convergir com a do autor analisado.

Para as próximas apresentações, a idéia é a seguinte: a apresentação do filme Matrix em princípio ficaria com o grupo (3), que já concordou (pelo menos alguns de seus integrantes) em prepará-la. As demais apresentações serão sorteadas sempre com duas semanas de antecedência entre os grupos restantes -- assim, todos terão o mesmo tempo para prepará-las.

Aos alunos que assistirem as apresentações ou debates, pede-se que leiam sempre os textos de base com antecedência, para que possam fazer questões e intervenções, e participar na discussão. Lembrem-se que os temas abordados nesses debates serão parte do conteúdo da prova final.

Qualquer dúvida estou à disposição.

--
Um abraço,

Jonadas

No comments: