Wednesday, August 16, 2006

Re: [pensamentofilosofico] Matrí­cula

Caro Luis Octávio,

Na verdade só tivemos uma aula, segunda passada, dia 14, devido a alguns empecilhos que ocorreram no dia em que deveríamos ter tido a primeira, há uma semana atrás. Esta aula foi bastante introdutória e geral. Nela apresentei um pouco da história da filosofia, e a minha concepção do trabalho filosófico. Podes revisar esses pontos a partir dos textos que publiquei no nosso blog, nos seguintes links:

Aula Introdutória - Parte I
Aula Introdutória - Parte II

Ainda não apresentei um cronograma detalhado, mas indiquei os principais temas de que tratarei nas aulas, e falei um pouco sobre a sistemática das mesmas. Em geral a idéia é fazer uma exposição que tome metade da manhã, e na outra metade realizar atividades de análise e reflexão de textos e temas filosóficos. Essas atividades serão avaliadas, e serão realizadas com frequência, por isso a presença nas aulas será importante. Mas não estarei fazendo chamada, pelo menos por enquanto.

Na próxima aula trabalharemos inicialmente sobre um texto de Kant que já está na pasta da disciplina, no "Xerox" do quarto andar da Fabico. Também deixei lá uma pequena bilbiografia do curso, e alguns textos de Tomas Nagel que serão úteis. Depois falarei um pouco sobre o problema do conhecimento. Para isso sugiro (a você e a todos os demais) a leitura do cap. 1 do livro do Nagel, "Como sabemos alguma coisa?", que está na pasta.


--
Um abraço,

Jonadas

No comments: