Thursday, April 26, 2007

Bibliografia para as próximas aulas

Caros alunos,

Atendendo à solicitação da maioria da turma, as próximas aulas serão expositivas, e consistirão na análise mais aprofundada de alguns textos clássicos de filosofia. A primeira área temática será Metafísica e Teoria do Conhecimento. Estarei deixando hoje (26/04) vários textos relativos a essa temática na pasta da nossa disciplina. Três deles são introdutórios. Comecem lendo-os. São os seguintes:
  1. Blackburn, Pense, cap. 1: "Conhecimento"
  2. _____. cap. 7: "O mundo"
  3. Nagel, Breve Introdução à Filosofia , cap. 2: "Como sabemos alguma coisa?"
Depois de uma ou duas aulas introdutórias ao tema, começaremos a analisar as Meditações e o Discurso do Método de Descartes. Excertos desses textos também serão deixados hoje na pasta, juntamente com a parte sobre a "Vida e Obra" de Descartes, da coleção Os Pensadores. Além disso, deixarei dois artigos suplementares sobre a filosofia de Descartes, aos quais farei referência oportunamente. São eles:
  1. Morton, Adam. "Descartes, da dúvida à certeza"
  2. Polónio, Arthur. "O fundacionismo de Descartes"
Para os que lêem em inglês, sugiro que façam pesquisas na Standford Enciclopedia of Philosophy, que tem muito material sobre os mais diversos autores e questões filosóficas. Por ora os seguintes textos são altamente recomendados:

Descartes' Life and Works
Descartes' Epistemology

Há mais links no nosso blog que poderão interessar.

--
Um abraço,

Jonadas

No comments: