Sunday, April 22, 2007

Falácias publicadas 3: várias

Falácias Com Regras Gerais VSeguem as falácias detectadas e analisadas pelo grupo formado por Raqquel, Marcelo Dantas, Mathias, Carlos, Luísa d’Avila.

Falácias Com Regras Gerais V

1) Inversa do Acidente

Cultura de Bacilos

Bárbara Gancia – Folha de S. Paulo

Se usamos verbas públicas para ensinar hip-hop, rap e funk, por que não incluir na lista axé ou dança da garrafa?”

http://bocadaforte.uol.com.br/barbaragancia.htm

Justificativa

Regra Geral: Investimento Público em Rap, Funck e Hip-Hop.

Está frase é falaciosa pelo fato de a autora achar justo o acréscimo, também, de outros ritmos nesses projetos (como axé, sertanejo e “dança da garrafa”) devido à falta de interresse por parte das comunidades das periferias em cursos sobre Machado de Assis e Guimarães Rosa. O governo “optou” investir em algo de interesse das comunidades e que gerasse retorno social.


2) Falácia de Dispersão – Derrapagem [OK]

A Verdade sobre o Etanol

“O plano do etanol, apresentado por Lula e Bush como alavanca ao crescimento do país, vai gerar muitos lucros para latifundiários e multinacionais. Para o povo, trará aumento no preço dos alimentos, porque o campo vai estar voltado para produzir a cana de açúcar. Também teremos mais miséria no campo, com o ataque aos pequenos camponeses para ampliar a produção de etanol.”

Fonte: Boletim Nacional PSTU – Edição 22, Abril 2007

Justificativa

Este parágrafo é falacioso, pois são atribuídas conseqüências supostas, sem uma exatidão. Não se sabe se um vai acarretar o outro, depende do contexto social, não podemos generalizar que “vai” ocorrer.


3) Falácia de Apelo ao Povo, à Emoção [OK]

Você, que quer lutar contra as reformas, junte-se a nós e venha construir esse calendário de lutas.”

Fonte: Boletim Nacional PSTU – Edição 22, Abril 2007


Justificativa

Neste trecho, o autor convoca àqueles que estão insatisfeitos com a questão das reformas trabalhistas, universitárias, etc. Tal chamamento é feito pelo autor, com a certeza de que terá aval daqueles que compartilham com ele desta opinião, ao invés de se dirigir à população em geral; isso torna o argumento falacioso.


4) Generalização Precipitada

Cultura de Bacilos

“Por anos, fiz com o mestre Silvio Luiz um programa de esportes chamado "Dois na Bola". Uma vez por semana, nós apresentávamos um grupo musical. Cansamos de receber artistas do hip-hop que hoje estão aí com música na trilha sonora da novela. E vira e mexe, depois de eles terem passado pelo programa, descobríamos, para nosso espanto, que os tais gênios musicais eram ligados ao tráfico de drogas.”

Bárbara Gancia – Folha de S. Paulo. Fonte: http://bocadaforte.uol.com.br/barbaragancia.htm

Justificativa

A autora generaliza ao dizer que indivíduos que se encontram inseridos no meio artístico (Grafiteiros, DJ`s, etc.) estão ligados ao tráfico de drogas. Isto é falacioso, pois não é verdadeiro que estar inserido nesse meio artístico leva o indivíduo, necessariamente, a envolver-se no tráfico de drogas.

5) Pergunta complexa

Click RBS – Você considera oportuno o debate sobre o aborto?

Na minha opinião legalizar o aborto e o mesmo que legalizar a pena de morte. Porém com uma grande diferença os condenados não cometeram crime algum. E é justamente por isto que estão sendo condenados a morte. Não é matando quem não tem culpa de nada, que vamos resolver os graves problemas sociais que existem no país. Acredito que já temos mortes suficientes no nosso dia-a-dia. Eles serão só mais uma vítima do próprio homem. Que seria do mundo se Maria tivesse feito aborto? Temos que abortar essa idéia.”

Obs: Correções foram feitas pelo grupo a fim de tornar a opinião mais legível.

Elizete Guterres – Click RBS; Zero Hora; Opinião do Leitor; 16/04/2007


Na minha opinião legalizar o aborto e o mesmo que legalizar a pena de morte.”

Justificativa

A autora aqui recorre a uma “pergunta complexa”, ligando dois assuntos de relação duvidosa, aborto é uma coisa, pena de morte é outra coisa. São situações diferentes, com causas diferentes, sendo possível rejeitar apenas uma ou outra, mas a autora quer que ambas sejam rejeitadas.

6) Apelo às conseqüências

Que seria do mundo se Maria tivesse feito aborto? Temos que abortar essa idéia.”

Justificativa

Aqui temos um “Apelo às conseqüências”, a autora deixa implícitas as conseqüências terríveis que ocorreram ou poderiam ocorrer na questão do aborto. Aqui ela sugere que Jesus jamais teria nascido e disso coisas terríveis poderiam acontecer ao mundo. Mas o aborto poderia ser legalizado e disso não ocorrer nenhuma tragédia.

No comments: