Tuesday, April 03, 2007

Sobre as próximas aulas

Prezados alunos,



Lembro a todos que na próxima quinta-feira, 05/04, haverá aula, normalmente. Ainda no tópico geral da lógica informal, o tema que será estudado daqui em diante serão as falácias. O texto base será o "Guia das Falácias" de Stephen Downes, disponível neste endereço: <http://criticanarede.com/falacias.htm>. (Deixei hoje uma cópia impressa de todo o guia na pasta de nossa disciplina, em formato reduzido para economizar cópias). Na aula de quinta analisaremos as falácias da dispersão, correspondentes ao capítulo I do guia impresso (acrescentei os números de "capítulos" à mão, em números romanos, apenas para facilitar a referência---na versão online cada capítulo aparece numa página distinta).



Sempre que necessário complementarei as exposições com outras fontes, às quais farei referência nas aulas. Mas adianto alguns links para quem quiser aprofundar o estudo do assunto:



http://www.ateus.net/artigos/ceticismo/logica_e_falacias.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fal%C3%A1cia

http://www.fecap.br/facesp/professores/appoli/Logica/Falacias/tsld001.htm

http://www.ateus.net/artigos/ceticismo/a_arte_refinada_de_detectar_mentiras.php

http://www.str.com.br/Scientia/falacias2.htm



A sistemática básica das próximas aulas consistirá na análise de um ou dois capítulos do guia das falácias por encontro, seguida de exercícios em grupo que deverão ser entregues ao final da aula. Esses exercícios serão avaliados. Portanto, cuidado com as ausências! Além dos exercícios, também vou pedir mais adiante que os grupos apresentem falácias publicadas em meios de comunicação (jornais, revistas, páginas da internet), por isso vale a pena começar a pesquisa desde já.



--

Um abraço,



Jonadas



Powered by ScribeFire.

No comments: