Monday, April 23, 2007

Falácias publicadas 4: várias

Falácias enviadas pela Bruna Ribeiro, representando o grupo VII:

1) Fugir ao assunto: ataques pessoais.

“Oba! Pelo menos na França eu acho que vou vencer as eleições. Aconteceu o previsto: o conservador Nicolas Sarkozy vai disputar o segundo turno com a socialista Ségolène Rayal e, salvo algum evento extraordinário, tem tudo para ganhar de goleada. Parte do eleitorado ultradireitista de Le Pen anula o voto, mas a maioria tenderá a fazer voto útil: contra a candidata socialista. Os eleitores de Bayrou se dividem, mas a maior parte vai de “Sarko” contra “Sego”. Uma bênção para a França.”

Fonte: http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/ (22/04/07, 20:00 h)

Prova: O autor formula um pensamento preconceituoso unicamente baseado no ataque a pessoa da candidata socialista (ao invés de criticar outros pontos como a ideologia do partido que ela representa) ao afirmar que Ségolène Royal não representa uma opção à França.

Introdução ao Pensamento Filosófico 2) Fugir o assunto: apelo à autoridade.

O Vaticano recomendou nesta terça-feira respeitar a virtude da castidade e ter uma conduta sexual "responsável" como meios de evitar a contaminação com Aids por via sexual.”

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u78867.shtml (21/04/07, 13:30h)

  • Prova: Apesar de o Vaticano ser uma instituição respeitada e legitimada pela fé de inúmeros católicos, seu posicionamento é antiquado para o mundo atual. Afora que no tema em questão não tem autoridade técnica e entre os técnicos do assunto há um consenso que indica o uso da camisinha como método mais eficaz na prevenção da transmissão da AIDS.

Introdução ao Pensamento Filosófico

3) Fugir ao assunto: apelo a autoridade/ouvi dizer.

O cantor Fábio Jr. e a modelo Mari Alexandre estão namorando, segundo informações da colunista Fabíola (...)”

http://exclusivo.terra.com.br/interna/0,,OI1564607-EI1118,00.html (22/04/2007, 20:05h)

  • Prova: Trata-se de um caso de ouvi dizer uma vez que as únicas pessoas aptas a confirmar o assunto (o cantor e a modelo) não o fizeram.

No comments: