Thursday, April 26, 2007

Bibliografia para as próximas aulas

Caros alunos,

Atendendo à solicitação da maioria da turma, as próximas aulas serão expositivas, e consistirão na análise mais aprofundada de alguns textos clássicos de filosofia. A primeira área temática será Metafísica e Teoria do Conhecimento. Estarei deixando hoje (26/04) vários textos relativos a essa temática na pasta da nossa disciplina. Três deles são introdutórios. Comecem lendo-os. São os seguintes:
  1. Blackburn, Pense, cap. 1: "Conhecimento"
  2. _____. cap. 7: "O mundo"
  3. Nagel, Breve Introdução à Filosofia , cap. 2: "Como sabemos alguma coisa?"
Depois de uma ou duas aulas introdutórias ao tema, começaremos a analisar as Meditações e o Discurso do Método de Descartes. Excertos desses textos também serão deixados hoje na pasta, juntamente com a parte sobre a "Vida e Obra" de Descartes, da coleção Os Pensadores. Além disso, deixarei dois artigos suplementares sobre a filosofia de Descartes, aos quais farei referência oportunamente. São eles:
  1. Morton, Adam. "Descartes, da dúvida à certeza"
  2. Polónio, Arthur. "O fundacionismo de Descartes"
Para os que lêem em inglês, sugiro que façam pesquisas na Standford Enciclopedia of Philosophy, que tem muito material sobre os mais diversos autores e questões filosóficas. Por ora os seguintes textos são altamente recomendados:

Descartes' Life and Works
Descartes' Epistemology

Há mais links no nosso blog que poderão interessar.

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Um abraço,

Jonadas

Monday, April 23, 2007

Falácias publicadas 4: várias

Falácias enviadas pela Bruna Ribeiro, representando o grupo VII:

1) Fugir ao assunto: ataques pessoais.

“Oba! Pelo menos na França eu acho que vou vencer as eleições. Aconteceu o previsto: o conservador Nicolas Sarkozy vai disputar o segundo turno com a socialista Ségolène Rayal e, salvo algum evento extraordinário, tem tudo para ganhar de goleada. Parte do eleitorado ultradireitista de Le Pen anula o voto, mas a maioria tenderá a fazer voto útil: contra a candidata socialista. Os eleitores de Bayrou se dividem, mas a maior parte vai de “Sarko” contra “Sego”. Uma bênção para a França.”

Fonte: http://veja.abril.com.br/blogs/reinaldo/ (22/04/07, 20:00 h)

Prova: O autor formula um pensamento preconceituoso unicamente baseado no ataque a pessoa da candidata socialista (ao invés de criticar outros pontos como a ideologia do partido que ela representa) ao afirmar que Ségolène Royal não representa uma opção à França.

Introdução ao Pensamento Filosófico 2) Fugir o assunto: apelo à autoridade.

O Vaticano recomendou nesta terça-feira respeitar a virtude da castidade e ter uma conduta sexual "responsável" como meios de evitar a contaminação com Aids por via sexual.”

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/mundo/ult94u78867.shtml (21/04/07, 13:30h)

  • Prova: Apesar de o Vaticano ser uma instituição respeitada e legitimada pela fé de inúmeros católicos, seu posicionamento é antiquado para o mundo atual. Afora que no tema em questão não tem autoridade técnica e entre os técnicos do assunto há um consenso que indica o uso da camisinha como método mais eficaz na prevenção da transmissão da AIDS.

Introdução ao Pensamento Filosófico

3) Fugir ao assunto: apelo a autoridade/ouvi dizer.

O cantor Fábio Jr. e a modelo Mari Alexandre estão namorando, segundo informações da colunista Fabíola (...)”

http://exclusivo.terra.com.br/interna/0,,OI1564607-EI1118,00.html (22/04/2007, 20:05h)

  • Prova: Trata-se de um caso de ouvi dizer uma vez que as únicas pessoas aptas a confirmar o assunto (o cantor e a modelo) não o fizeram.

Sunday, April 22, 2007

Falácias publicadas 3: várias

Falácias Com Regras Gerais VSeguem as falácias detectadas e analisadas pelo grupo formado por Raqquel, Marcelo Dantas, Mathias, Carlos, Luísa d’Avila.

Falácias Com Regras Gerais V

1) Inversa do Acidente

Cultura de Bacilos

Bárbara Gancia – Folha de S. Paulo

Se usamos verbas públicas para ensinar hip-hop, rap e funk, por que não incluir na lista axé ou dança da garrafa?”

http://bocadaforte.uol.com.br/barbaragancia.htm

Justificativa

Regra Geral: Investimento Público em Rap, Funck e Hip-Hop.

Está frase é falaciosa pelo fato de a autora achar justo o acréscimo, também, de outros ritmos nesses projetos (como axé, sertanejo e “dança da garrafa”) devido à falta de interresse por parte das comunidades das periferias em cursos sobre Machado de Assis e Guimarães Rosa. O governo “optou” investir em algo de interesse das comunidades e que gerasse retorno social.


2) Falácia de Dispersão – Derrapagem [OK]

A Verdade sobre o Etanol

“O plano do etanol, apresentado por Lula e Bush como alavanca ao crescimento do país, vai gerar muitos lucros para latifundiários e multinacionais. Para o povo, trará aumento no preço dos alimentos, porque o campo vai estar voltado para produzir a cana de açúcar. Também teremos mais miséria no campo, com o ataque aos pequenos camponeses para ampliar a produção de etanol.”

Fonte: Boletim Nacional PSTU – Edição 22, Abril 2007

Justificativa

Este parágrafo é falacioso, pois são atribuídas conseqüências supostas, sem uma exatidão. Não se sabe se um vai acarretar o outro, depende do contexto social, não podemos generalizar que “vai” ocorrer.


3) Falácia de Apelo ao Povo, à Emoção [OK]

Você, que quer lutar contra as reformas, junte-se a nós e venha construir esse calendário de lutas.”

Fonte: Boletim Nacional PSTU – Edição 22, Abril 2007


Justificativa

Neste trecho, o autor convoca àqueles que estão insatisfeitos com a questão das reformas trabalhistas, universitárias, etc. Tal chamamento é feito pelo autor, com a certeza de que terá aval daqueles que compartilham com ele desta opinião, ao invés de se dirigir à população em geral; isso torna o argumento falacioso.


4) Generalização Precipitada

Cultura de Bacilos

“Por anos, fiz com o mestre Silvio Luiz um programa de esportes chamado "Dois na Bola". Uma vez por semana, nós apresentávamos um grupo musical. Cansamos de receber artistas do hip-hop que hoje estão aí com música na trilha sonora da novela. E vira e mexe, depois de eles terem passado pelo programa, descobríamos, para nosso espanto, que os tais gênios musicais eram ligados ao tráfico de drogas.”

Bárbara Gancia – Folha de S. Paulo. Fonte: http://bocadaforte.uol.com.br/barbaragancia.htm

Justificativa

A autora generaliza ao dizer que indivíduos que se encontram inseridos no meio artístico (Grafiteiros, DJ`s, etc.) estão ligados ao tráfico de drogas. Isto é falacioso, pois não é verdadeiro que estar inserido nesse meio artístico leva o indivíduo, necessariamente, a envolver-se no tráfico de drogas.

5) Pergunta complexa

Click RBS – Você considera oportuno o debate sobre o aborto?

Na minha opinião legalizar o aborto e o mesmo que legalizar a pena de morte. Porém com uma grande diferença os condenados não cometeram crime algum. E é justamente por isto que estão sendo condenados a morte. Não é matando quem não tem culpa de nada, que vamos resolver os graves problemas sociais que existem no país. Acredito que já temos mortes suficientes no nosso dia-a-dia. Eles serão só mais uma vítima do próprio homem. Que seria do mundo se Maria tivesse feito aborto? Temos que abortar essa idéia.”

Obs: Correções foram feitas pelo grupo a fim de tornar a opinião mais legível.

Elizete Guterres – Click RBS; Zero Hora; Opinião do Leitor; 16/04/2007


Na minha opinião legalizar o aborto e o mesmo que legalizar a pena de morte.”

Justificativa

A autora aqui recorre a uma “pergunta complexa”, ligando dois assuntos de relação duvidosa, aborto é uma coisa, pena de morte é outra coisa. São situações diferentes, com causas diferentes, sendo possível rejeitar apenas uma ou outra, mas a autora quer que ambas sejam rejeitadas.

6) Apelo às conseqüências

Que seria do mundo se Maria tivesse feito aborto? Temos que abortar essa idéia.”

Justificativa

Aqui temos um “Apelo às conseqüências”, a autora deixa implícitas as conseqüências terríveis que ocorreram ou poderiam ocorrer na questão do aborto. Aqui ela sugere que Jesus jamais teria nascido e disso coisas terríveis poderiam acontecer ao mundo. Mas o aborto poderia ser legalizado e disso não ocorrer nenhuma tragédia.

Falácias publicadas 2: irrefutabilidade

Falácia enviada por Desirée Sant'Anna Maestri:


http://www.clicrbs.com.br/jornais/zerohora/jsp/default2.jsp?uf=1&local=1&edition=7626&template=&start=1&section=Pol%EDtica&source=Busca%2Ca1481873.xml&channel=9&id=&titanterior=&content=&menu=23&themeid=&sectionid=&suppid=&fromdate=&todate=&modovisual=

na frase

- O Brasil só não atravessará a fronteira dos países em
desenvolvimento para a fronteira dos países definitivamente
desenvolvidos se cair uma bomba atômica de pessimismo ou acontecer uma
coisa que não estamos prevendo.

o Lula tá condicionando o desenvolvimento do país a um evento
simbólico ou a qualquer coisa fora do planejamento dele, mas o Brasil
pode atravessar a fronteira independentemente da bomba atômica de
pessimismo ou se alguma coisa sair do previsto. segundo o polígrafo,
uma teoria não pode ser testada se prevê acontecimentos que podem
ocorrer independentemente de a teoria ser verdadeira.

Prova: Identifique a teoria. Mostre que ela não faz previsões, ou que
as previsões feitas com a teoria são falsas ou que as previsões que
ela faz podem ser verdadeiras mesmo que a teoria seja falsa.

a previsão de que o Brasil vai atravessar a fronteira pode ser
verdadeira, mesmo que a teoria de que apenas uma bomba atômica de
pessimismo impediria isso seja falsa. podem ocorrer falhas no próprio
planejmento do presidente para atingir essa meta, por exemplo.

Falácias publicadas 1: apelo a preconceitos

Estarei postando algumas das falácias detectadas pelos alunos da disciplina nos próximos dias. A primeira é um apelo a preconceitos, enviada pelo Gabriel Corrêa de Menezes. Segue a fonte com a análise dele:

http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/180407/mainardi.shtml

Localizei apelo à preconceitos no último parágrafo da coluna:

"Sociedades arcaicas tendem a cultuar o banditismo. Foi assim na Inglaterra
do século XIV. Foi assim na Itália do século XVI. A gente (o Brasil, no
caso) ainda está estacionado nessa fase."

A prova seria que, a meu ver, o Brasil atual não é uma sociedade arcaica e,
muito menos, que cultua o banditismo. Além do mais, não é porque determinada
sociedade é arcaica que ela cultue o baditismo.

Tuesday, April 10, 2007

Cronograma de atividades para as próximas aulas

Prezados alunos,

Vou repassar as informações dadas em aula hoje (10/03) acerca das nossas atividades nos próximos dias. Surgindo dúvidas, me contactem via grupo de discussão.

A proposta geral é substituir as exposições que eu faria sobre falácias, dividindo-as entre 11 grupos de 5 ou 6 alunos, cada um deles responsável por apresentar um tipo de falácia dentre as 11 que restaram no Guia das Falácias (a escolha foi feita hoje por sorteio, e, devido às ausências, restaram dois tipos de falácias a serem apresentadas por dois outros grupos de alunos hoje ausentes; combinamos isso via email, e/ou na próxima aula, que será no dia 17/04).

Cada grupo terá as seguintes tarefas:
  1. Apresentar oralmente (para toda a turma) o tipo de falácia sorteado (de II a XII) (Cf. Cronograma abaixo). Isso envolve as seguintes sub-tarefas:
    1. Explicar a "Prova" de cada falácia;
    2. Apresentar os exemplos contidos no Guia, adaptando-os sempre que necessário;
    3. Explicar como surge a falácia em pauta, complementando as informações do Guia sempre que necessário;
  2. Entregar por escrito (para mim):
    1. 5 exemplos originais (inventados por vocês) de fálacias do item sorteado, distribuindo-os entre as sub-espécies de falácias constantes no Guia;
    2. esses exemplos devem ser acompanhados de uma prova, mostrando que são falaciosos;
    3. apresentar pelo menos uma falácia publicada em meios de comunicação do tipo sorteado
Grupos interessados em usar data-show para as apresentações orais informem com pelo menos um dia de antecedência. Os exemplos entregues (item 2) serão corrigidos, e irão valer 1/2 da nota referente às Falácias. A outra metade fica para uma avaliação a ser feita no dia 26/04 (Cf. Cronograma abaixo). Cada falácia publicada extra apresentada pelos grupos (que pode ser de qualquer um dos 12 tipos analisados) valerá 1,0 ponto. Cada ponto obtido poderá ser "abatido" da avaliação final. Obtendo um total de 5,0 pontos, o grupo fica isento da necessidade de participar da avaliação. Essas falácias podem ser enviadas via email para o grupo de discussão, ou entregues em aula. A data limite para a entrega dessas falácias será 24/04 (Cf. Cronograma abaixo)

Cronograma:
  • 12/04: Não haverá aula, ficando o espaço da mesma reservado à preparação da apresentação;
  • 17/04: Apresentação dos grupos responsáveis pelas falácias II-V;
  • 19/04: Apresentação dos grupos responsáveis pelas falácias VI-IX;
  • 24/04: Apresentação dos grupos responsáveis pelas falácias X-XII;
    • Data limite para a entrega das falácias publicadas.
  • 26/04: Avaliação.
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Um abraço,
Jonadas

Tuesday, April 03, 2007

Sobre as próximas aulas

Prezados alunos,



Lembro a todos que na próxima quinta-feira, 05/04, haverá aula, normalmente. Ainda no tópico geral da lógica informal, o tema que será estudado daqui em diante serão as falácias. O texto base será o "Guia das Falácias" de Stephen Downes, disponível neste endereço: <http://criticanarede.com/falacias.htm>. (Deixei hoje uma cópia impressa de todo o guia na pasta de nossa disciplina, em formato reduzido para economizar cópias). Na aula de quinta analisaremos as falácias da dispersão, correspondentes ao capítulo I do guia impresso (acrescentei os números de "capítulos" à mão, em números romanos, apenas para facilitar a referência---na versão online cada capítulo aparece numa página distinta).



Sempre que necessário complementarei as exposições com outras fontes, às quais farei referência nas aulas. Mas adianto alguns links para quem quiser aprofundar o estudo do assunto:



http://www.ateus.net/artigos/ceticismo/logica_e_falacias.php

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fal%C3%A1cia

http://www.fecap.br/facesp/professores/appoli/Logica/Falacias/tsld001.htm

http://www.ateus.net/artigos/ceticismo/a_arte_refinada_de_detectar_mentiras.php

http://www.str.com.br/Scientia/falacias2.htm



A sistemática básica das próximas aulas consistirá na análise de um ou dois capítulos do guia das falácias por encontro, seguida de exercícios em grupo que deverão ser entregues ao final da aula. Esses exercícios serão avaliados. Portanto, cuidado com as ausências! Além dos exercícios, também vou pedir mais adiante que os grupos apresentem falácias publicadas em meios de comunicação (jornais, revistas, páginas da internet), por isso vale a pena começar a pesquisa desde já.



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Um abraço,



Jonadas



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